Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008

Currículo / Curriculum

 

Manuel Pedro Nunes (barítono)

 

      Nasceu no Barreiro e iniciou os seus estudos na Academia de Amadores de Música, com a prof.ª Albertina Xavier. Concluído o Curso Geral, ingressou na classe da prof.ª Joana Silva, tendo concluído o Curso Superior de Canto do Conservatório de Lisboa com a máxima classificação . Prosseguiu os seus estudos no Mozarteum, em Salzburgo, sob a égide do prof. Rudolf Knoll, como bolseiro do Ministério da Cultura e da Fundação Luso-Americana. Trabalhou com a  prof. ª Vera Rozsa em Londres, durante amplos períodos, como bolseiro do IPAE e da AB-FLAD. É actualmente aluno do prof. Ralf Döring , catedrático da Hochschule de Viena .   Frequentou ainda várias "masterclasses" com professores como : Elizabeth Grümmer e Hugo Diez( em Salzburgo), Sena Jurinac (em Viena), Kurt Equiluz ( por duas vezes em Lisboa) , Eberhardt Wächter (Salzburgo) e José van Dam (Bruxelas) , sempre com cartas de louvor e de recomendação. Foi premiado nos concursos do Porto e de Tomar, representou Portugal no Concurso de Viña del Mar no Chile, tendo sido seleccionado a nível mundial para o efeito, e foi patrocinado pela RDP-2 para representar Portugal no BBC World Contest em Cardiff. Foi Presidente da Direcção da Associação de Bolseiros da FLAD e tem desenvolvido actividade como conferencista nesta instituição e na Faculdade de Letras de Lisboa. Criou e preside à Associação “Amar as Artes” . Está ligado a projectos europeus envolvendo a Academia de Palermo e o Conservatório de Agen. Cursou ainda Engenharia Química   ( que é a sua formação académica de base ) e frequentou  Filologia Clássica e Matemáticas, tendo ainda ampliado os seus conhecimentos linguísticos, dominando oito idiomas.  Regressou à Escola Superior de Música de Lisboa , para  concluir a nova licenciatura , de novo com a classificação máxima. Concluiu  depois o Mestrado em Artes Musicais   ( “Lied” e Oratória) na Universidade Nova de Lisboa com elevada classificação.

      Como concertista tem feito recitais para a RDP, para a Fundação Gulbenkian, para várias autarquias, para a Universidade de Aveiro, para o Instituto Franco-Português , para o Palácio de Fronteira e Palácio Foz ,  e para a FLAD, tendo apresentado em estreia em Portugal as "Ten Old American Folk Songs" de Copland. Apresentou também na EXPO 98 um recital de ópera no Dia de Portugal. Participou em projectos de divulgação da música erudita junto do público infantil, em particular nos espectáculos "Música para Pais e Filhos" no Centro Cultural de Belém e no Teatro Maria Matos. Em Salzburgo, ainda estudante, apresentou-se em recitais no Mozarteum e participou na oficina de Composição do compositor Alfred Schnittke, apresentando obras inéditas de jovens compositores europeus. Tem actuado muitas vezes como solista de concerto com a OSJ , nas Missas de Schubert em Sol Maior e Lá Bemol Maior, na Missa em Dó Menor de Mozart e em "A Criação" de Haydn. Participou nas homenagens ao compositor Tomás del Negro e ao cantor Tomás Alcaide . Cantou depois o "Stabat Mater" de Rossini também com a OSJ e participou na Gala Verdiana na Aula Magna da Reitoria de Lisboa, interpretando o Quarteto de “Rigoletto” e a ária do Conde de Luna de “O Trovador”.

     A sua estreia operática deu-se no teatro da Trindade no papel de Conde Almaviva em "As Bodas de Fígaro" de Mozart, numa  produção de grande sucesso. Estreou-se depois no protagonista de "Rigoletto" de Verdi,no Teatro Camões. Integrou o elenco do espectáculo "Viva Verdi" , com excertos do "Otello" , "Rigoletto" , "Trovador" , "Traviata" e "Força do Destino" . Cantou recentemente a integral dos ciclos de Schubert no Palácio Foz , que já apresentara em Setúbal, e fez o “Messias” de Händel com a Orquestra de Cascais e as “Valsas” de Brahms , seguindo-se o  protagonista do “Don Giovanni” , Don Alfonso em “Così fan tutte” e concertos de árias de Ópera com a Orquestra do Norte.

   Tem-se apresentado múltiplas vezes em concerto nos Palácios  de Queluz e  da Ajuda ,  nos Jerónimos , nas Universidades do Minho  e Nova de Lisboa , sendo de  destacar a interpretação do ciclo “Die schöne Magelone” de Brahms e do  “Italienisches Liederbuch” de Wolf , a que se seguirá em breve o “Spanisches Liederbuch” .

   A estreia internacional ocorreu recentemente em França  , tendo cantado “Les nuits d’été “ de Berlioz em Marmande . Prosseguiu a carreira internacional cantando o Sumo Sacerdote na ópera “Sanson et Dalila” de Saint-Saëns no Minnesota Summer Arts Festival   (EUA). Voltará aos EUA em breve para a “Winterreise” de Schubert.

   Como futuros papéis , reapresentar-se-á como Rigoletto e depois estrear-se-á como  Conde de Luna , na ópera “O Trovador”  . Cantará depois  “Petite messe solennelle” de Rossini  e  “Elias” de Mendelssohn.

   Trabalhou com os maestros Christopher Bochmann , Leonardo de Barros , Roberto Pérez , Fernando Fontes , António Lourenço, Ferreira Lobo , Nikolay Lalov , Manuel Ivo Cruz, Manuel Teixeira, Pierrre Calmelet e Gaetano Collajanni .; apresentou-se em recital com os pianistas Fernando Fontes , José Bon de Sousa, Francisco Sassetti , Nicholas McNair , Luísa da Gama Santos , Vera Prokic , Lucien Luc , Ian Mirtumnikov, Françoise Billoire , Paule Grimaldi   e Armando Vidal.

   O seu repertório integra as principais obras concertísticas para a sua voz de barítono lírico, bem como os principais papéis da ópera italiana, francesa, alemã e russa para o seu tipo de voz, além de um número assinalável de "Lieder" e de "Mélodies" das mais variadas literaturas musicais. Os seus projectos futuros incluem a gravação de um disco de repertório português e outro de repertório internacional, bem como a ampliação do seu repertório operático , com  o estudo de papéis wagnerianos e straussianos .

 

 

 

Manuel Pedro Nunes (baritone)

 

            Born in Barreiro , Portugal , he started his musical studies  at the Academy of Music Lovers in Lisbon , with prof.Albertina Xavier , a former pupil of Viorica Ursuleac. He finished the Elementary Course and entered the Lisbon Conservatory of Music in the class of prof.  Joana Silva, a former pupil of Elizabeth Grümmer , having finished his degree in Classical Singing with the highest marks. He continued his studies at the Mozarteum , in Salzburg , with porf. Rudolf Knoll , as a grantee of the Culture Ministery and of the Luso-American Foundation . He worked with   prof. Vera Rozsa in London , for long periods of time , as a grantee of the Arts Council and of the Alumni Association of the Luso-American Foundation . Now he works with prof. Ralf Döring , Professor Emeritus of the Vienna’s Hochschule für Musik. He attended several  "masterclasses" with the following professors : Elizabeth Grümmer and Hugo Diez(  Salzburg), Sena Jurinac   (Vienna ), Kurt Equiluz ( Vienna and Lisbon) , Eberhardt Wächter (Salzburg) and José van Dam (Brussels) , always with the best results and recommendation letters. He was  a laureate at the national competitions of Porto and  Tomar ,  represented Portugal in the Viña del Mar Contest (Chile) , after a world selection , and was sponsored by the National Radio to represent Portugal at the BBC World Contest ( Cardiff ). He was Chairman of the Board of the Alumni Association of the Luso-American Foundation and made several conferences on musical issues at the Foundation and at the Humanities Lisbon University . He created and directs the “Amar as Artes “ association , with common European projects involving the Palermo Academy and the Vincennes Festival. Formerly a Chemical Engineer , he attended Classical Philology and Applied Maths , having also developed his linguistic knowledge , actually mastering eight languages.  He returned to the Lisbon Music University to finish a Master , again with top marks. Then , he finished a Doctorate in Performing Arts ( Opera, Lied and  Oratorio ) , also with top classification.           

        As a concert singer , he made recitals for the National Radio , the Gulbenkian Foundation , several town halls , the Universities  of Aveiro , Lisbon and Braga , the French-Portuguese Institute , several national and private palaces ( Ajuda , Queluz , Foz, Fronteira) , and also for the Luso-American Foundation , having presented Copland’s “Ten old American folk songs “ for the first time in Portugal. He also performed at the  EXPO 98 on Portugal’s Day . He entered several projects of music divulgation among children , namely the “Música para Pais e Filhos" at the Belém Cultural Centre and Maria Matos Theatre  both in Lisbon . In Salzburg, still as a student, he made recitals at the Mozarteum and attended the Composition Workshop by Alfred Schnittke, singing freshly composed works by young composers. He has often sung as concert soloist with the Symphonic Youth Orchestra in Schubert Masses ( G and A-flat ) , the C Minor Mozart’s Mass and Haydn’s “Die Schöpfung” . He was invited for the Honour Concerts for the composer  Tomás del Negro and the tenor Tomás Alcaide . He then sang Rossini’s "Stabat Mater" with the Youth Orchestra   too , and was invited for the Verdian Gala Concert at the Concert Hall of the University of Lisbon.

     His true operatic debut – after a semi-staged presentation as Misgir in Rimsky-Korsakov’s “The Snow Maiden” – was as Count Almaviva in Mozart’s "Le nozze di Figaro" at the Trindade Theatre , Lisbon , in a production with enormous success. He then sang Rigoletto in Verdi’s "Rigoletto" , at the Camões Theatre , Lisbon . He was engaged for the “Viva Verdi” production , singing excerpts from  "Otello" , "Rigoletto" , "Il Trovatore" , "La Traviata" and "La Forza del Destino" . He sang the integral Schubert Song Cycles and Wolf’s “Italienisches Liederbuch”    at Foz Palace  ; Händel’s “Messiah” with the Cascais Orchestra , Brahms’s “Liebesliederwälzer” in Queluz Royal Palace and “Schöne Magelonne”  at Ajuda Royal Palace , then Don Giovanni in Mozart’s  “Don Giovanni”  and Don Alfonso in “Così fan tutte” all over the country , and was soloist in several concerts with the North Symphony  Orchestra.

    He appears regularly as a recitalist at the Foz , Ajuda , Fronteira , Aciprestes and Queluz palaces , at the Jerónimos Monastery , at the Lisbon and Braga universities , singing all kinds of recital programs .

   The international debut happened recently in Marmande , France , singing Berlioz’s “Les nuits d’été “  . The American debut was as High Priest in Saint-Saëns’s “Samson and Delilah” at the Minnesota Summer Arts Festival   (Duluth ,EUA). He will return soon to USA to perform Schubert’s “Winterreise”.

      As future national engagements  , he will sing again Rigoletto and Don Giovanni , then Conte di Luna in Verdi’s “Il Trovatore” and Don Carlo in Verdi’s “Ernani” . In concert , he will do the Schubert Song Cycles , Mendelsohn’s “Elias” and Rossini’s “Petite messe solennelle”.  

     He has worked with the following orchestra directors : Christopher Bochmann , Leonardo de Barros , Roberto Pérez , Fernando Fontes , António Lourenço, Ferreira Lobo , Nikolay Lalov , Manuel Ivo Cruz, Manuel Teixeira , Pierre Calmelet  and Gaetano Collajanni .; and with the following pianists : Fernando Fontes , José Bon de Sousa, Francisco Sassetti , Nicholas McNair , Luísa da Gama Santos , Vera Prokic , Lucien Luc , Ian Mirtumnikov, Françoise Billoire , Paule Grimaldi   and  Armando Vidal.

     His repertoire comprehends the main concert works for his lyrical baritone as well as the main parts in Italian , French , German and Russian opera for his vocal category , besides a considerable number of “Lieder” and “Mélodies” from the most diversified musical literatures . As future international projects , there will be recitals in Vincennes (France) and at the Macao Festival (China) , a recording of international repertoire and further studies of Wagner and Richard Strauss’s parts . 

 

publicado por manuelpedronunes às 12:46
link | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres